Você provavelmente já passou pela situação chata de ficar sem bateria no meio da rua. Nessa hora muitas pessoas não sabem o que fazer e acabam entrando em desespero.Mas calma, nós temos duas dicas bem simples que podem te ajudar a sair dessa situação.
1. “Chupeta” ou ligação direta:
Essa é uma boa saída pra quem está com a bateria descarregada, porém é importante saber o que está fazendo, além de estar com um equipamento confiável em mãos.
O primeiro passo para fazer a “chupeta” é ter um bom cabo de transferência de carga. É fundamental que esse equipamento esteja em boas condições, caso contrário, ele pode oferecer sérios riscos a quem manuseá-lo.
O segundo passo é encontrar uma fonte de energia, ou seja, alguém que se disponha a oferecer o seu carro para fazer a transferência de carga de uma bateria com carga para a sua bateria descarregada.
2. Pegar no tranco:
Essa é uma outra saída eficiente que demanda menos equipamentos mas continua dependendo de uma mão amiga.
Pegar o carro no tranco é mais fácil do que parece, tudo o que você precisa é de um pequeno empurrão. Caso você esteja em uma descida, o processo é ainda mais fácil. É só virar a chave sem ligar o motor, por o carro em ponto morto e soltar o freio de mão. Deixe a gravidade fazer o seu trabalho até o carro atingir a velocidade de 10km/h (caso não esteja em uma descida, peça pra alguém empurrar o carro até essa velocidade). Depois disso engate a segunda marcha, solte a embreagem normalmente enquanto liga o motor acelerando o carro simultaneamente.