Assim como outros componentes do seu carro, a bateria necessita de alguns cuidados específicos para aumentar sua vida útil. Geralmente, esse item dura cerca de três anos em carros de passeio, mas pode
O que fazer para a bateria do seu carro durar mais?
Assim como outros componentes do seu carro, a bateria necessita de alguns cuidados específicos para aumentar sua vida útil. Geralmente, esse item dura cerca de três anos em carros de passeio, mas pode durar até mais se você tomar as medidas corretas.
Para você conseguir fazer com que esse item tão importante dure mais, é necessário entender um pouco sobre o produto e para que ele serve. Você não precisa ser um especialista no assunto, mas saber do que a bateria do seu carro é feita e de como ela funciona, vai te ajudar a economizar e evitar imprevistos que podem acontecer.
Após ler esse artigo, você vai descobrir o que deve ser feito para economizar e aumentar a vida útil desse equipamento.
Com funciona a bateria do seu carro?
A principal função desse componente é armazenar energia, que acontece através de uma forma química: na parte interna, a bateria possui placa de chumbo e óxido de chumbo, além de ácido sulfúrico.
A energia química vai ser transformada em energia elétrica. Dessa forma, o sistema elétrico do seu carro vai ser alimentado e você pode dar partida no veículo.
Se estiver com mais dúvidas sobre o funcionamento desse item, venha visitar uma das nossas lojas. O ‘’Atacadão das Baterias’’ tem profissionais qualificados e experientes que vão te atender da melhor forma possível. Temos diversos modelos e vamos indicar qual o melhor para você.
Como fazer a bateria do seu veículo durar mais?
1. Revise o sistema elétrico do seu carro
Uma revisão elétrica automotiva deve verificar todos os componentes elétricos de um veículo. O alternador, a descarga de bateria, a iluminação e os fios de aterramento serão verificados.
A bateria é o principal item do sistema elétrico do seu veículo. Para maior duração dela, é necessário fazer uma revisão anual para fazer a verificação da bateria, que devem confirmar se o produto precisa ou não de troca.
Quando há algum problema no sistema elétrica do seu carro, a bateria é o componente que mais sofre. Mas a solução pode ser muito simples, muitas vezes, o motivo do problema é a correia frouxa. A revisão protege diversos itens importantes do veículo.
Todos os sistemas eletrônicos do seu veículo dependem da bateria para conseguirem funcionar. Quanto mais luxuoso o automóvel, mais importante esse item vai ser. Mas mesmo carros mais simples precisam dela para funcionar. Veja alguns itens que dependem da bateria para conseguirem realizar suas funções:
• Aquecimento de banco
• Sensores de estacionamento
• Computador de bordo
• Piloto automático
• Regulador de faróis
A bateria alimenta todo o conjunto do sistema elétrico do seu carro.
(Fonte: Terra)
2. Escolha a bateria certa para seu veículo
Todos os carros saem da fábrica com a bateria corresponde aos acessórios. O problema está no momento de realizar a troca do componente. É muito importante fazer a escolha adequada, caso contrário, seu carro pode começar a apresentar problemas.
Existe uma série de cuidados que devem ser levados em conta, como os outros acessórios do seu veículo, dimensões e amperagem. A primeira medida a ser tomada é conferir no manual do veículo as características originais da bateria.
Se o componente for comprado fora dos padrões de fábrica, o motorista vai começar a sofrer com problemas elétricos. Versões diferentes de um mesmo veículo, podem exigir mais ou menos energia para o funcionamento.
Também não deixe de checar se bateria tem o selo do INMETRO, pois a certificação do produto é obrigatória em todo o território nacional. Todas as baterias devem ser aprovadas pelo órgão antes de saírem para venda.
Ao escolher uma bateria certificada, o dono do automóvel vai ter a certeza de que o componente tem a mesma qualidade do produto original de fábrica.
Escolher a bateria certa é essencial. Se esse procedimento não for respeitado, outros componentes do seu carro podem ser desprogramados.
(Fonte: pixabay)
3. Fazer uma revisão automotiva
Fazer uma revisão automotiva é essencial para que você não tenha problemas com seu automóvel e nem corra o risco de ficar parado no meio da estrada. Muitas vezes, problemas mecânicos podem ser facilmente evitados através da revisão periódica do veículo.
Além da revisão anual, alguns procedimentos podem ser feitos pelo motoristas todos os dias. Apesar de eles não substituírem uma revisão completa, esses pequenos cuidados contribuem para a manutenção do veículo.
O automóvel é um meio de transporte que está vulnerável a diversos riscos. Condições climáticas, estradas sem pavimentação adequada e o fato de várias peças não serem permanentes, contribuem para eventuais problemas.
Por isso, apenas uma revisão adequada é capaz de identificar possíveis problemas. O procedimento vai te ajudar a preservar as peças fundamentais, evitando vários problemas que podem atrapalhar sua viagem em família ou o uso diário do automóvel.
3.1 Economia
Prevenir é a melhor forma de economizar. Peças com problemas podem criar a famosa reação em cadeia, ou seja, outras partes do veículo podem começar a apresentar problemas.
Você pode não querer gastar dinheiro com a avaliação do veículo. Porém, essa não é a melhor forma de economizar, pois caso você tenha algum problema mecânico, vai gastar muito mais com a reparação do automóvel.
A revisão do carro é uma ótima forma de economizar com manutenções e também garantem a segurança dos passageiros.
(Fonte: pixabay)
4. Desligue os componentes elétricos antes de ligar o motor
A partida do veículo exige muita energia da bateria. Quanto mais equipamentos tiverem ligados, mais desgastada a bateria vai ficar. Se você fizer isso com certa frequência, a bateria do veículo vai durar bem menos.
Ligue os faróis, rádio e ar-condicionado apenas depois de dar a partida do veículo. Não desgaste esse componente tão importante à toa. Esperar alguns segundos para ligar os acessórios elétricos é uma das formas de fazer um dos itens mais importantes do seu carro durar mais.
Você provavelmente gosta de ouvir música enquanto está dirigindo, certo? Entretanto, só ligue o rádio depois que o motor do carro estiver ligado. Dessa forma, você vai ajudar a preservar a vida útil da bateria.
(Fonte: pixabay)
5. Tenha cuidado ao escolher o alternador
O alternador do carro é o dispositivo que converte energia mecânica em elétrica. O equipamento está posicionado entre o motor e o sistema elétrico do automóvel. Assim, como a bateria, esse item também é responsável pela geração de carga do veículo.
A bateria do veículo é responsável por diversos equipamentos do carro, como o vidro elétrico, sensores, lanternas e muito mais. Entretanto, ela não consegue suportar sozinha a eletricidade de alguns objetos e de outras partes do motor.
Dessa forma, o alternador do veículo se torna o aparelho responsável pela mecânica. Ele sustenta a bateria para que não ocorra o descarregamento dela, fazendo com que as duas peças consigam trabalhar juntas.
Você deve escolher um alternador com a mesma amperagem da bateria, para aumentar a vida útil do último item. Se o seu carro por exemplo tem uma bateria de 50 amperes e o alternador tem 45, na hora da carga, você perde 5 amperes.
O alternador é uma das peças mais importantes do veículo
(Fonte: indiamart)
6. Carro parado também consome energia
Se o carro ficar parado por mais de 15 dias, peça para alguém ligar o motor. Caso isso não seja possível, desligue os terminais dos cabos da bateria, para evitar a descarga precoce.
Mantenha capas de proteção nos terminais da bateria, para evitar o risco de curto-circuito devido ao contato de objetos metálicos. As capas de proteção devem ser de borracha ou plástico.
Não esqueça de que caso a bateria seja desativada, ela pode perder as codificações que só podem ser recuperadas na concessionária. Por isso, o ideal é pedir para alguém ligar o seu carro durante o tempo em que ele não estará em uso.
Vai viajar de avião e deixar seu carro parado? Peça para alguém ligar o motor durante esse período.
(Fonte: Pixabay)
O que fazer quando a bateria descarregar?
A solução mais famosa para corrigir o problema é a famosa ‘’chupeta’’. Mas caso nunca tenha feito esse procedimento, peça ajuda de outra pessoa mais experiente, para não danificar a parte elétrica do seu automóvel.
Você vai precisar de dois cabos: um deles é da cor vermelha e o outro, é preto. Veja se eles estão em bom estado, sem partes descascadas ou qualquer problema (caso tenha, não realize o procedimento).
Conecte esse cabos a outra bateria. A capacidade da outra bateria precisa ser a mesma da sua. Desligue todos os equipamentos eletrônicos dos dois veículos. Com o cabo de com vermelha, você vai conectar os polos positivos. Depois, conecte o preto nos polos negativos. Muito cuidado para não tocar o polo errado.
Depois de ter realizado todos esses procedimentos, você pode dar partida no carro que está com a bateria descarregada. Tente ligar o motor, mas não faça isso mais do que quatro vezes. Se você não conseguir dar partida no carro, significa que o problema é outro.
Mas não se esqueça de que essa solução só serve para você não ficar parado na estrada. Depois disso, procure uma auto elétrica para resolver o problema de vez.
Atacadão das baterias
Caso tenha chegado a hora de trocar a bateria, não se preocupe, pois você está em boas mãos. O Atacadão das Baterias está presente em cinco cidades do interior de São Paulo: Lins, Dracena, Jaú, Avaré e Presidente Prudente.
A nossa empresa é conhecida pela diversidade de produtos, excelência no atendimento e preço justo. Temos toaos as baterias necessárias para seu veículo, seja ele um carro, caminhão, motocicleta, trator ou parte náutica.
Nossos produtos são de marcas conhecidas no mercado e com certeza você vai encontrar o que procura. Estamos constantemente realizando promoções para fidelizar nossos clientes.
Se você não pode se dirigir até uma de nossas lojas, não se preocupe: levamos o produto até a sua casa para melhor comodidade.